sexta-feira, 16 de julho de 2021

Porto de Laranjeiras (Sergipe)


No concurso da Polícia Militar de Sergipe, em 2018, teve uma questão relacionada ao porto de Laranjeiras que em decorrência das dificuldades de muitas pessoas na resolução dessa questão vamos esclarecer alguns fatores acerca deste local.


O ponto polêmico estava relacionado ao tombamento do conjunto arquitetônico urbanístico e paisagístico de Laranjeiras que ocorreu devido a sua importância no desenvolvimento da região e identificado pela presença do primeiro Porto. O ponto problemático que trouxe muita confusão as pessoas foi a questão 62, quando a letra C indicava que as afirmativas 1, 2 e 4 estavam corretas, sendo que a afirmativa 1 tratava exatamente do porto em Laranjeiras. Vamos observar então algumas alguns órgãos oficiais acerca do que eles relatam sobre este Porto em Laranjeiras, no estado de Sergipe.


Atentando-se para o que estava descrito na alternativa a banca simplesmente fez um control c, control v no que está no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): "O tombamento do conjunto arquitetônico urbanístico e paisagístico de Laranjeiras ocorreu devido a sua importância no desenvolvimento da região, identificado presença do primeiro Porto". Na forma que está lá na questão está no site do IPHAN: "o tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico ocorreu devido a sua importância no desenvolvimento da região identificados pela presença do primeiro porto" a banca extraiu de um site oficial de um órgão essa informação. Essa é a primeira instituição que podemos extrair essa informação acerca do primeiro Porto em Sergipe em Laranjeiras.


Outras informações estão disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele traz alguns dados acerca da história de Sergipe, mais especificamente no segundo parágrafo podemos ver que


"depois que as tropas de Cristóvão de Barros arrasaram com as nações indígenas por volta de 1530, muitos colonos acabaram se fixando nas margens do rio Cotinguiba essas terras pertenciam a freguesia de Socorro. Naquela região, mais ou menos uma légua da sede foi construído um pequeno Porto, e por conta de inúmeras e frondosas laranjeiras à beira do rio, moradores e viajantes começaram a identificar o local como o porto das Laranjeiras".


Mais algumas informações sobre Laranjeiras estão disponíveis para uma leitura mais extensa no site do IBGE. O site da Prefeitura de laranjeiras, que dentre os monumentos históricos da cidade, descreve-se o Marco da cidade.


O que é esse Marco da cidade? "Em 1944 o antigo Porto de Laranjeiras comemorou a fundação da Cidade sua inscrição refere-se as fases Por que passou a cidade Porto das Laranjeiras. Originalmente povoado em 1606, vila em 1832, e cidade em 1848". A partir daí temos 3 sites de órgãos oficiais que podemos coletar essas informações acerca daquele Porto em Laranjeira.


O campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras é exatamente o lugar onde fica o Marco da cidade, descrito no site da prefeitura. Assim, é nesse que está localizado o referido porto. Tem ainda outro local que você pode ter informações acerca deste Porto em Laranjeiras tem um documentário intitulado Quarteirão dos Trapiches que está disponível no YouTube. O conjunto de informações disponíveis pelos mecanismos virtuais que nós podemos ter a certeza e a convicção deste porto que funcionava em Laranjeiras. Temos, portanto, sem sombra de dúvidas que a afirmativa estava correta, apesar das ressalvas acerca da banca IBFC, nesta questão a afirmativa estava correta e o Porto em Laranjeiras, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, é onde atualmente funciona a Universidade Federal de Sergipe.


Confira nosso vídeo sobre essa temática:



Referências:

IPHAN http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/357/ IBGE https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/laranjeiras/historico Prefeitura de Laranjeiras http://www.laranjeiras.se.gov.br/ler.asp?id=769&titulo=monumentoshistoricos


Quarteirão dos Trapiches

https://www.youtube.com/watch?v=KItgq7QyHhs



Nenhum comentário:

Postar um comentário