quarta-feira, 27 de junho de 2018

Insurreição Pernambucana

Esse conflito tem a duração de quase 10 anos. Iniciado em 1645 vai até 1654 quando os holandeses se rendem definitivamente.

Os holandeses invadiram Pernambuco em 1630 com a finalidade de dominarem a produção açucareira, tendo em vista ser esta capitania uma das mais prósperas da colônia portuguesa.

O tempo em que os holandeses dominaram o nordeste brasileiro(1630-1654) é marcado, principalmente, pela administração do conde Maurício de Nassau, que foi de 1637 a 1644. Com sua saída do governo a Junta Governativa que o substituiu passa a cobrar de forma rigorosa os empréstimos realizados aos senhores de engenho feitos por Nassau.

Batalha dos Guararapes por Victor Meireles

Os luso-brasileiros iniciam um movimento que sai do plano de conspiração para uma insurreição. Sendo o seu principal líder um dos maiores devedores da Companhia das Índias Ocidentais( Orgão do governo holandês), o senhor de engenho João Fernandes Vieira.

No Monte dos Guararapes, próximo a Recife, ocorreram dois conflitos que ficaram conhecidos por Batalhas dos Guararapes. O primeiro ocorreu em 1648 após a chegada dos reforços holandeses. Por meio de emboscados os batavos foram atraídos para uma passagem estrieta entre o morro e o mangue, onde foram derrotados. O segundo conflito ocorreu em 1649 quando os holandeses tentaram uma revanche, mas foram novamente derrotados.

Apesar de contar com maior número de soldados e melhores equipamentos de guerras os batavos não conseguiram vencer a guerra. Após as derrotas em Guararapes ficam praticamente confinados no Recife até a rendição final em 1654.


Assista nossa aula no YouTube:







Bons estudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário