terça-feira, 19 de junho de 2018

Pré-História de Pernambuco


Em Pernambuco é destaque o Vale do Catimbau, localizado nos municípios de Buíque, Sertânia, Ibimirim e Tupanatinga, sendo o segundo maior sítio arqueológico brasileiro.

Vale do Catimbau(PE)

Entre os 27 sítios arqueológicos dessa região, o de Alcobaça tem sido o mais relevante para os pesquisadores. Vários grupos teriam ocupado essa área ao longo de milhares de anos. Pinturas e gravuras são as marcas mais evidentes da presença humana.

Outro sítio arqueológico que se destaca em Pernambuco está localizado em Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano, no sítio Furnas do Estrago. Ele possui três momentos distintos de ocupação que remontam há mais de 10 mil anos. Em uma destas ocupações o local foi usado como cemitério, e diversos esqueletos bem preservados foram encontrados em bom estado de conservação. Além dos fósseis também diversos objetos foram localizados. Entre os sepultamentos encontrava-se um homem com uma flauta.



Pesquisas recentes catalogaram 353 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres em Pernambuco. Boa parte localizada na região agreste.


Assista também nossa aula no YouTube:




Baixe o material em PDF ou PowerPoint gratuitamente:
(aguarde 5 segundos e clique em "fechar propaganda")



PDF


PowerPoint:



Bons estudos!

Para maiores detalhes sobre o Sítio Furnas do Estrago em Brejo da Madre de Deus:
Viviane Maria Cavalcanti de Castro. SÍTIO FURNA DO ESTRAGO, PE Práticas Funerárias e Marcadores de Identidades Coletivas. Revista Clio Arqueológica, Vol.33, N.2: Universida Federal de Pernambuco, 2018. (https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V33N2-2018/artigo9v33n2.pdf )




Nenhum comentário:

Postar um comentário