quinta-feira, 14 de junho de 2018

Pré-História do Nordeste Brasileiro

Vestígios têm apontado a presença humana no nordeste brasileiro há aproximadamente 48 mil anos, conforme demonstram as pesquisas da arqueóloga Niede Guidon.

Os povos que habitavam essa região eram grupos de caçadores-coletores que faziam fogueiras nas cavernas e estiveram em contato com a Megafauna. As mudanças climáticas que ocorreram do período geológico Pleistoceno para o Holoceno, há aproximadamente 12 mil anos, altera drasticamente a dinâmica humana. Os grandes animais desaparecem e o clima torna-se mais quente. A partir do holoceno a cultura material do homem pré-histórico poder ser dividida entre pré-ceramistas(12 a 5 mil anos atrás) e ceramistas (a partir de 5 mil anos).

O fóssil humano mais antigo encontrado na região nordeste é de uma mulher que foi apelidada de "Zaza", a primeira nordestina, remontando aproximadamente 10 mil anos.

Pinturas Rupestres na Serra da Capivara(PI)

A maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos das Américas está localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. O parque também é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

"O mais rico conjunto de dados que a préhistória do Noerdeste fornece são os registros rupestres. Vároas tradições de longa duração abrangendo grandes espaços, indicam também longa permanência de numerosos grupos étnicos que habitaram no interior nordestino, desde possivelmente 12000 BP, deixando seus registros nos paredões e abrigos sob rocha da região. Conhecida como tradição Nordeste, a mais antiga dessas tradições apresenta-se como uma riqueza temáica e representação de um mundo simbólico e mítico que a fazem facilmente reconhecível. Essas características permitiram identificar-se sua dispersão desde o núcleo inicial, localizao na Serra da Capivara, no SE do Piauí, até o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Outra tradição posterior, identificada a partir de 6000 anos BP também no SE do Piauí, conhecida como Agreste, teve dispersão ainda maior por todo o Nordeste do Piauí, conhecida como Agreste, teve dispersão ainda maior por todo o Nordeste semi-árido... A utilização massiva do NE dos sítios rupestres como lugares também de enterramento, descortinam uma nova dimensão religioso-funerária dos abrigos."
Fonte: Gabrila Martin. Pré-História do Nordeste: Pesquisas e Pesquisadores. Revista Clio Arqueológica: Universidade Federal de Pernambuco, 1997.

Conheça mais deste assunto assistindo nossa aula no YouTube:









Bons estudos!





2 comentários: